quarta-feira, 13 de junho de 2007

Flor de Lótus...A flor dos apaixonados.




Certo dia eu estava vasculhando alguns sites sobre o Egito e achei uma interessante menção a essa exuberante e misteriosa flor.Outro dia eu estava lendo um capítulo do livro de Terenci Moix(Não diga que foi um sonho)e deparei-me com uma citação na qual essa flor é ligada a Rainha Cleópatra.Jamais poderia deixar de dispor uma postagem especial a esse símbolo tão marcante e especial que é esta flor, a Flor do Egito.
Esta é a flor de Lótus, a flor que representa o Egito. Seu perfume é maravilhoso e só é vendido em terra egípcias. No antigo Egito o lótus representava o Alto Egito (ao sul). Essa flor era o maior símbolo do amor... Para simbolizar seu amor por outra pessoa, trocavam-se flores de lótus. Servia como a troca de alianças ao ficarem noivos.
Outro fato também muito interessante é que, essa flor não está somente ligada ao egípcios,mas também é olhada com respeito e veneração pelos povos orientais, ela é freqüentemente associada a Buda, por representar a pureza emergindo imaculada de águas lodosas. No Japão, por exemplo, esta flor é tão admirada que, quando chega a primavera, o povo costuma ir aos lagos para ver o botão se transformando em flor( by :http://www.viacapella.com.br/portal/lotus.htm).

O lótus fecha-se ao anoitecer e submerge na água, para ao amanhecer emergir e florescer novamente, como que prestando homenagem ao sol nascente. Esta flor converteu-se no símbolo natural do sol,
da criação e do “renascimento”.

Uma flor digna de todo mistério e encanto egípcio.Para ser intitulada de "Flor do Egito",só podia ser uma flor a altura,uma flor dotada de todo encanto, e ainda mais por ser a flor dos enamorados,a flor dos amantes apaixonados...enfim a flor que é símbolo de todo amor ,pois cada flor de lótus que nasce é a imagem mítica da perfeição e da fecundidade.

6 comentários:

Unknown disse...

Como tudo que ela faz é lindo e sinceramente...O Blog por completo está perfeito!Não é por que você é minha noivinha mais linda do mundo não.As flores de Lotús é uma flor de beleza estraordinaria hein...Parabéns viu amor.

Paola Severo disse...

Ai tah o comentário prometido..
Muito legal seu blog,viu?!
Pra quem gosta do egito e estuda por conta eh muito legal ter um lugar assim para pesquisar...
A flor de lótus eh mesmo linda mas eu pensei que o maior culto a ela fosse na ásia...
pois eh..
Brigado pelos scraps e de novo parabénss
Bjaumm
Paola Severo

Anônimo disse...

Olá
Em primeiro lugar, obirgado pela visita. Adorei teu blog.
Sou apaixonada por Historia antiga, principalmente Egipcia.
Aqui no sul tem um grupo de Egiptomania na PUCRS da Margareth Backos, deves conhecer.
Com certeza estarei te visitando frequentemente.

Com a bencão dos antigos

Lilian Bobsin
http://wiccaportoalegre.blogspot.com

Jose Luiz disse...

Olá colega professora,
gostei de seu blog sobre o
Egito. É interessante saber como uma civilização tão fabulosa e poderosa, como tantas outras, um dia sucumbiu. Desculpe este comentário pessimista diante do texto romântico de seu blog.

Jose Luiz disse...

meu singelo blog (ou melhor de minha escola)

www.jornaljovensemacao.zip.net

Julio Neves disse...

Dani querida, seu Blog está demais !!! Esteticamente lindo e com riqueza de conteúdo, e isso, eu sei, é só o começo. Foi ótima essa sua idéia de ter um Blog temático, e, claro, sobre um tema que muito lhe toca, ao qual vc é muito afeita, particularamente apaixonada. Receba todo o meu entusiasmo, todo o meu estímulo, todo o meu carinho. Parabéns ! Beijo. Júlio