sábado, 16 de junho de 2007

Quem foi a Rainha Hatshepsut???


Tem vezes que sou muito desligada,e passam algumas coisas desapercebida aos meus olhos.Tem uma enquete nesse blog que pergunta a vocês qual foi a Rainha egípcia mais imponente,Nefertiti ou Hatshepsut.Mas quem foi Hatshepsut?de uma forma bem resumida,pra não tornar a leitura entediante, vou relatar quem foi essa Rainha.
De fato,tentaram apagar vestígios quem comprovam a ascenção de uma mulher ao trono egípcio,mas ficou a certeza da plena existência de uma Rainha enérgica,que governou o Egito com muita inteligência.
Hatshepsut nasceu do faraó Tutmósis Primeiro, e da Grande Esposa Ahmosé-Nébet-ta, teve mais três irmãos,mas os mesmo morreram.Casou-se com seu meio-irmão Tutmósis II,teve uma filha com ele,chamada Nefêrure,mas seu marido era de uma natureza meio débil,vindo a falecer muito brevemente,como Hatshepsut não tivera outros filhos,ela seria a herdeira do trono,pois era a filha herdeira da Grande Esposa Real.Porém o Rei Tutmósis teve um filho com uma concubina de nome Asis, e essa colocou o nome de seu filho Tutmósis III,esse seria o herdeiro real,embora não tenha sido gerado pela Grande Esposa Real.
Mas ,Tutmósis III não tinha idade para governar o Egito,então a regente Hatshepsut iria assumir o governo até ele atingir a maioridade.Não foi reconhecido rapidamente seu poder como farani,isso até que demorou,mas dentro de alguns anos de governo,Hatshepsut subiu ao trono como verdadeira Faraó(farani).
O Egito viveu dias prósperos com o governo dessa iminente Rainha,anos prósperos que renderam inúmeras construções,edificações miraculosas,expedições de sucesso(como a expedição a Punt),de onde trouxeram bolsas de electro(liga de cobre e ouro).O Egito jamais viveu dias de tanta paz,um tempo cheio de plena harmonia.
Mas um dia, o verdadeiro Rei,viria a reclamar seu trono por direito,e esse dia chegou...e foram exterminadas da memória egípcia tudo que se fazia referência a Rainha Hatshepsut,todas as maravilhosas obras e, até mesmo seus restos mortais dignos da Câmara Funerária no Vale das Rainhas não puderam descansar em paz.
Fica aqui nesse blog a simples homenagem a essa Rainha a qual admiro por sua força e competência,e quem sem sombra de dúvidas está no alto das grandes mulheres egípcias,modelo exclusivo de competência e lealdade.
Quem se interessar e quiser aprofundar estudos sobre essa Rainha,tenho uma indicação bibliográfica de uma mulher quase que pioneira sobre mulheres egípcias:


NOBLECOURT, Christiane Desroches. A mulher no tempo dos faraós. Campinas, SP: Papirus, 1994.

Ahhh, a primeira foto é da Rainha Hatshepsut,representada em forma de esfinge,mostrando força e inteligência, e a segunda foto mostra os restos de uma estátua de Hatshepsut que fora encontrada em Deir el-Bahari(Luxor, Egito), Museu do Cairo, Egito.

Abraços a todos!!!!


quarta-feira, 13 de junho de 2007

Flor de Lótus...A flor dos apaixonados.




Certo dia eu estava vasculhando alguns sites sobre o Egito e achei uma interessante menção a essa exuberante e misteriosa flor.Outro dia eu estava lendo um capítulo do livro de Terenci Moix(Não diga que foi um sonho)e deparei-me com uma citação na qual essa flor é ligada a Rainha Cleópatra.Jamais poderia deixar de dispor uma postagem especial a esse símbolo tão marcante e especial que é esta flor, a Flor do Egito.
Esta é a flor de Lótus, a flor que representa o Egito. Seu perfume é maravilhoso e só é vendido em terra egípcias. No antigo Egito o lótus representava o Alto Egito (ao sul). Essa flor era o maior símbolo do amor... Para simbolizar seu amor por outra pessoa, trocavam-se flores de lótus. Servia como a troca de alianças ao ficarem noivos.
Outro fato também muito interessante é que, essa flor não está somente ligada ao egípcios,mas também é olhada com respeito e veneração pelos povos orientais, ela é freqüentemente associada a Buda, por representar a pureza emergindo imaculada de águas lodosas. No Japão, por exemplo, esta flor é tão admirada que, quando chega a primavera, o povo costuma ir aos lagos para ver o botão se transformando em flor( by :http://www.viacapella.com.br/portal/lotus.htm).

O lótus fecha-se ao anoitecer e submerge na água, para ao amanhecer emergir e florescer novamente, como que prestando homenagem ao sol nascente. Esta flor converteu-se no símbolo natural do sol,
da criação e do “renascimento”.

Uma flor digna de todo mistério e encanto egípcio.Para ser intitulada de "Flor do Egito",só podia ser uma flor a altura,uma flor dotada de todo encanto, e ainda mais por ser a flor dos enamorados,a flor dos amantes apaixonados...enfim a flor que é símbolo de todo amor ,pois cada flor de lótus que nasce é a imagem mítica da perfeição e da fecundidade.

A Grande deusa Ísis


A Grande Ísis, como é chamada em diversos textos, admirável companheira de Osíris, que soube secundá-lo e depois perpetuar o culto desse esposo vencido pelo mal, além de defender seu herdeiro Hórus antes que se tornasse adulto, tornou-se a própria imagem do Egito empenhada em fazer valer os direitos do filho de Osíris, segundo NOBLECOURT(1994), “Seu coração era mais hábil que o de um milhão de homens, ela era mais eminente que um milhão de deuses, ela era mais perspicaz que um milhão de nobres mortos. Não há nada que ela não saiba no céu e sobre a terra!”.Dentro do panteão egípcio,poderia citar muitas deusas que foram de suma importância para a cosmogonia egípcia,mas por hora acho propício falar um pouco sobre essa admirável deusa,que é a deusa Ísis.De todos os aspectos femininos do divino, Ísis manifesta-se aos olhos de nossos tempos como a deusa por excelência. Templos oficiais foram edificados em sua glória, mas esse sucesso popular remonta aos últimos tempos faraônicos, durante os quais surgem igualmente, às margens do Nilo, alguns santuários enfim dedicados à deusa, em solo egípcio.Ainda hoje,após a passagem de grandes reformas religiosas é comum na sociedade egípcia o respeito e adoração a essa deusa magnífica. Por um inesperado fenômeno, a entidade divina mais acessível ao comum dos egípcios, em virtude de sua ação na lenda a qual está intimamente ligada( o modelo da mulher egípcia velando seu lar, como esposa e mãe), desde as mais remotas épocas não tem ocupado um lugar especial ao longo da história egípcia. Não há duvida nenhuma que Ísis fora uma grande deusa em todos aspectos,mas não por isso deixando de ser uma doce mãe e terna esposa.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

O Universo Feminino Egípcio: inconteste demonstração da “modernidade” .


Como essa é a primeira postagem,inicío saudando a todos que como eu amam a maravilhosa cultura egípcia.
Pensei em postar milhões de artigos como inicial,porém decidi por um que(não querendo puxar a sardinha pro meu lado),exerce uma emoção toda especial em mim,pois trata-se de um tema que consumiu grande parte de minha vida universitária,que é o tema onde é tratado o universo feminino no Antigo Egito.
Durante três anos de minha vida,podemos até acrescentar mais porque sou apaixonada pelo Egito desde criança,dediquei-me a estudar sobre essas fantásticas mulheres.Li livros os quais atestaram a soberania feminina e,que mostram em suas entrelinhas como vivia a mulher em um passado tão distante, em uma sociedade amplamente dominada pelos homens, sociedade essa onde a mulher exerceu importantíssimo papel não limitando-se apenas ao espaço familiar,mas sim ousando ocupar lugares que não se permitia mulheres.
No desenvolver desse blog,postarei textos que vão relatar e fazer menção a muitos fatos que ao serem desenrolados,mostraram a inconteste demonstração de "modernidade" que a mulher egípcia já mostrava no início dos séculos,modernidade esta que a mulher europeia do século XX ,ainda estava muito longe de alcançar.
Espero que de início,vocês leitores possam se esbaldar e ao mesmo tempo se imaginarem vivendo em tão misteriosa civilização.Em breve postarei muitos fatos sobre o cotidiano,cultura,profissões e muito mais sobre os egípcios.