quinta-feira, 30 de agosto de 2007

A Serpente do Nilo - A história de amor com Marco Antonio.

Continuando a história, Cleópatra tem participação decisiva na história egípcia e romana.Três anos depois da morte de César, no Egito, conhece Marco Antônio, com quem se casa, em 37 a.C., e tem três filhos. A união fere as leis romanas, pois Marco Antônio já era casado com a irmã de Otávio Augusto.Com Marco Antônio Cleópatra vive uma tórrida história de amor,uma história repleta de paixão,sedução,onde Cleópatra usa sua míticas armas de sedução,que a deixaram tão famosa como a "serpente do Nilo",a maga em seduzir homens,a insaciável rainha egipcia...eu poderia passar a noite aqui contando sobre seus artifícios em como conquistar homens,afinal de contas ela deteve em suas mãos homens poderosos como Júlio César e Marco Antônio.
Cleópatra de fato conquistou o coração de Marco Antônio.Juntos, quase se tornaram senhores de todo o Império Romano.Ao perderem a guerra,ambos se suicidaram, em 30 a.C. Ele se atirou sobre sua espada,e ela,com 39 anos, fez-se picar por uma cobra. Essas são as histórias que têm sido contadas e recontadas nas mais variadas versões há mais de 2 mil anos. Acontece que muitas delas possivelmente não passam de lenda. "Quando se lida com épocas tão remotas, os historiadores têm de deixar de lado conceitos absolutos, como verdade e mentira, e se contentar em separar o provável do improvável", explica a inglesa Lucy Hughes- Hallet, no seu livro CLEÓPATRA, HISTÓRIAS, SONHOS E DISTORÇÕES, segundo ela e outros pesquisadores, Cleópatra f
oi uma das mulheres mais poderosas, determinadas e complexas da história - com qualidades nem sempre reconhecidas e defeitos muitas vezes inventados por seus inimigos romanos. Também não era bonita, escreveu Plutarco, historiador grego. "Mas tinha uma voz musical, um encanto e força de caráter que eram capazes de tornar sua companhia agradável."Justamente por tudo isso devemos levar em consideração, que esse fatos ocorreram milhares de anos atrás,devemos olhar essas histórias não com enlevada paixão,mas com olhares voltados para uma possível controvérsia acerca de tudo isso.
Cleópatra adorava pompas majestosas,banhar-se em piscinas de leites e morangos,andar pelos rios com sua embarcação adornada em ouro,prata,tecidos púrpureos, envolta em nuvens perfumadas e acompanhada de belas moças e moços seminus. Vestida de Vênus, ficava deitada sob uma espécie de tenda, com meninos fantasiados de cupido aos seus pés. Onde chegava atraia atenções ao seu grande poder econômico,precisava mostrar isso.
Marco Antônio se viu encantado com tamanha opulência,romanos diziam que ele estava sob algum encantamento feito pela "bruxa egípcia".Além de amantes tornaram-se negociadores.
Cleópatra n
ão poupou esforços para impressioná-lo com o brilho de sua corte. Ele, que tinha reputação de ser um grande farrista, se divertiu muito com sua nova aliada e amante. Mas partiu alguns meses depois, ficando três anos longe dela. A rainha passou a ocupar-se então dos filhos - inclusive os de sua união com Marco Antônio, o casal de gêmeos Alexandre Hélio e Cleópatra Selena - e do seu reinado.Apaixonado,Marco Antônio deixa Roma para viver ao lado de Cleópatra,e juntos buscarem a vitória contra Roma...doce ilusão!
Na maioria dos contos e filmes,Cleópatra é vista como a depravada insaciável,a que dormia com diversos homens e nunca se dava por satisfeita...mulher de notável inteligência e poder sexual.
Sobre sua morte,diz a lenda que picada por uma cobra que lhe fora trazida num cesto de figos - mas até a sua morte é um mistério. É possível que tenha sido realmente assim ou talvez guardasse algum veneno já preparado. No seu corpo, havia apenas uma marca, de dois pequenos arranhões no braço. Morreu serena, como uma deusa, a reencarnação de Ísis, tal qual seus súditos a consideravam.
P.S. Sequência de imagens:a primeira,A morte de Cleópatra, de Reginald Arthur; a segunda,Representação artística de Cleópatra, por Fointanebleu; a terceira,busto de Cleópatra, Museu do Cairo.

4 comentários:

Joel Martins Cavalcante disse...

parabens pelo blog
grande historiadora

Anônimo disse...

Lo poco que se sabe de Cleopatra fue escrito por sus enemigos(Octavio entre otros, en especial su "curriculum" de maquinadora y mujer facil. Todo esto, segun mi opinion, se debe al despecho y el no poder reconocer que una mujer sea tan capaz como gobernante y estratega.

Unknown disse...

parabens pelo blog, vc pode dizer onde encontro referencias historicas sobre os filhos de cleopatra?

Unknown disse...

Seu blog é muito bom ! amei ler esta história .E o que me fez ter interesse pelo Egito foi dois papiros com figuras egipicias que ganhei hoje de uma amiga chilena-brasileira que vive lá no Cairo desde de 2007.Fiquei encantada com a historia e principalmente com os detalhes da cultura.Você já visitou o Egito ou sua pesquisa é só bibliográfica?