sábado, 16 de junho de 2007

Quem foi a Rainha Hatshepsut???


Tem vezes que sou muito desligada,e passam algumas coisas desapercebida aos meus olhos.Tem uma enquete nesse blog que pergunta a vocês qual foi a Rainha egípcia mais imponente,Nefertiti ou Hatshepsut.Mas quem foi Hatshepsut?de uma forma bem resumida,pra não tornar a leitura entediante, vou relatar quem foi essa Rainha.
De fato,tentaram apagar vestígios quem comprovam a ascenção de uma mulher ao trono egípcio,mas ficou a certeza da plena existência de uma Rainha enérgica,que governou o Egito com muita inteligência.
Hatshepsut nasceu do faraó Tutmósis Primeiro, e da Grande Esposa Ahmosé-Nébet-ta, teve mais três irmãos,mas os mesmo morreram.Casou-se com seu meio-irmão Tutmósis II,teve uma filha com ele,chamada Nefêrure,mas seu marido era de uma natureza meio débil,vindo a falecer muito brevemente,como Hatshepsut não tivera outros filhos,ela seria a herdeira do trono,pois era a filha herdeira da Grande Esposa Real.Porém o Rei Tutmósis teve um filho com uma concubina de nome Asis, e essa colocou o nome de seu filho Tutmósis III,esse seria o herdeiro real,embora não tenha sido gerado pela Grande Esposa Real.
Mas ,Tutmósis III não tinha idade para governar o Egito,então a regente Hatshepsut iria assumir o governo até ele atingir a maioridade.Não foi reconhecido rapidamente seu poder como farani,isso até que demorou,mas dentro de alguns anos de governo,Hatshepsut subiu ao trono como verdadeira Faraó(farani).
O Egito viveu dias prósperos com o governo dessa iminente Rainha,anos prósperos que renderam inúmeras construções,edificações miraculosas,expedições de sucesso(como a expedição a Punt),de onde trouxeram bolsas de electro(liga de cobre e ouro).O Egito jamais viveu dias de tanta paz,um tempo cheio de plena harmonia.
Mas um dia, o verdadeiro Rei,viria a reclamar seu trono por direito,e esse dia chegou...e foram exterminadas da memória egípcia tudo que se fazia referência a Rainha Hatshepsut,todas as maravilhosas obras e, até mesmo seus restos mortais dignos da Câmara Funerária no Vale das Rainhas não puderam descansar em paz.
Fica aqui nesse blog a simples homenagem a essa Rainha a qual admiro por sua força e competência,e quem sem sombra de dúvidas está no alto das grandes mulheres egípcias,modelo exclusivo de competência e lealdade.
Quem se interessar e quiser aprofundar estudos sobre essa Rainha,tenho uma indicação bibliográfica de uma mulher quase que pioneira sobre mulheres egípcias:


NOBLECOURT, Christiane Desroches. A mulher no tempo dos faraós. Campinas, SP: Papirus, 1994.

Ahhh, a primeira foto é da Rainha Hatshepsut,representada em forma de esfinge,mostrando força e inteligência, e a segunda foto mostra os restos de uma estátua de Hatshepsut que fora encontrada em Deir el-Bahari(Luxor, Egito), Museu do Cairo, Egito.

Abraços a todos!!!!


2 comentários:

Anônimo disse...

É isso ai
ta de parabéns
História em diálogo com todas as ciências vizinhas
História é Sociologia
História é Antropologia
História é Geografia
História é relação entre culturas
Realmente o Egito é fascinante
tá de parabéns
Bjoss

O Professor disse...

Gostei do seu blog, visite o meu,
bjs